quarta-feira, 22 de novembro de 2006

necessidades de educação sexual dos jovens do 2º. e 3º. ciclos

Necessidades de educação sexual nos jovens do 2º. e 3º. Ciclos


As necessidades dos alunos nestas etapas académicas serão diferentes pois:

podemos ter alunos em diferentes fases de desenvolvimento sexual e global.
os contextos familiares e de socialização também poderão ser díspares.
Há diferenças entre sexos na passagem pelas fases de desenvolvimento sexual (avanço de cerca de um ano e meio para as raparigas).


Fases do desenvolvimento sexual


1ª. Fase:

Até cerca dos doze anos
O jovem não iniciou ainda as modificações pubertárias mais evidentes
Emocionalmente há uma relativa estabilidade
Intelectualmente, alguns jovens começam a transitar para o período formal
No domínio das emoções relativamente ao sexo, desenvolve-se frequentemente o pudor e vergonha face ao corpo
A masturbação é uma prática frequente
A nível relacional há tendência para os grupos monossexuais
Ambivalência em relação ao outro sexo, com paixões escondidas e disfarçadas por um aparente afastamento, desdém e troça.

Necessidades de informação nesta etapa: O jovem é na generalidade muito curioso e adquiriu capacidade de problematizar e de se questionar sobre a sexualidade dos adultos. Parece ter necessidade de “saber tudo”.






2ª. Fase

Por volta dos 13/14 anos
Acentuação das necessidades e sentimentos da fase anterior
Aparecimentos da menstruação, das primeiras ejaculações, crescimento físico, acentuado aumento do desejo sexual e das sensações eróticas.
Perplexidade e preocupação com o ser “como os outros


As necessidades de informação nesta fase têm mais que ver com as mudanças biológicas e emocionais em si próprios


3ª. Fase

A partir dos 14/15 anos
Desacelaração das transformações pubertárias
Afirmação, por vezes conflitual, da sua autonomia em termos do pensamento, sentimento e acção. Juízos críticos relativamente aos adultos.
Começa a quebrar-se a monossexualidade nos grupos
Muitos começam a vivenciar sucessos e insucessos na sua vida amorosa, o que será uma componente muito importante da sua auto-estima
Por vezes o objecto do erotismo não é o mesmo das relações amorosas: centra-se mais na exploração do corpo (a sós ou a dois), fantasias, culto de ídolos
Nalguns casos podem ocorrer relações sexuais, quer no contexto da relação amorosa, quer ocasionais.


As necessidades de informação nesta fase:

Centram-se na própria vivência afectiva e sexual
Preocupações e dúvidas sobre si próprios, as relações com os outros
Busca de identidade pessoal numa consolidação de atitudes e valores



Em todas as fases, a vivência da identidade de género, traz angústias, perplexidades e necessidades de esclarecimento. Estão em causa, não só a pertença a um sexo biológico, mas também uma herança cultural sobre o que é ser rapaz ou rapariga, homem ou mulher, ou seja, os papéis de género, incluindo o como comportar-se em termos amorosos e sexuais e sociais

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