quarta-feira, 22 de novembro de 2006

exigências versus desejos

EXIGÊNCIAS V.S. DESEJOS


OBJECTIVO

Ensinar aos jovens a natureza das exigências irracionais v.s. desejos racionais e ajudá-los a aplicar estes conhecimentos mudando as tendências para a catastrofização e tomando uma atitude positiva contra estas.


ACTIVIDADE 1

EXIGÊNCIAS (“TEM DE SER/ NÃO PODE SER”) E DESEJOS

OBJECTIVO: ajudar os jovens a definirem e diferenciarem desejos de exigências irracionais


PROCEDIMENTO

1. Começar escrevendo as seguintes frases no quadro:
a) eu quero uma roupa nova
b) eu tenho que ter aquela bicicleta que vi na loja
c) eu preciso ganhar este jogo de xadrez
d) era bom que os meus pais me levassem ao cinema
e) gostava de ter muito bom a matemática
f) espero que a nossa equipa ganhe
g) eu devo ser aceite por toda a gente
h) quem me dera ter mais amigos
i) toda a gente tem de ser honesta
j) prefiro que esteja tudo sossegado quando faço os trabalhos de casa.

Explicar que algumas das frases se referem a desejos e outras a exigências. Antes de definir exigências e desejos, pedir para fazerem dois grupinhos um com desejos e outro com exigências ( Desejos: alíneas a, d, e, f, h, j e exigências as restantes)
Se houver dificuldades dão-se as definições:
Exigência: acreditar que tem de se ter aquilo que se quer ou o mundo/ outros serem como se quer
Desejos: expressar preferência por qualquer coisa.

2. Discussão sobre as necessidades básicas do Ser Humano. Salientar que as pessoas que têm pensamentos com exigências pensam que precisam de mais coisas do que realmente precisam. Dar o ex. da sobrevivência na ilha deserta.

3. Relembrar o que foi dado no módulo anterior : o que é uma crença, o que é uma crença irracional e uma racional.
Dizer que a pessoa que tem pensamentos com exigências confunde as suas crenças com factos. Julga que precisa de mais coisas do que realmente precisa.



4. Dar os seguintes exemplos:
a) Se não receber as prendas que quero ficarei desapontado
b) Tenho que ter muito bom. Se assim acontecer sentir-me-ei feliz; se não, ficarei furioso
c) Toda a gente deve ser honesta; os mentirosos são pessoas de pouco valor
d) Gostaria de ser melhor jogador de futebol, mas se fizer um jogo pior, tentarei com mais afinco da próxima vez.
e) Insisto em que a Maria almoce comigo. Se ela não o fizer será horrível porque fico a saber que ela não gosta de mim

Pedir a voluntários para identificarem os exemplos de desejos e de exigências. Quais são algumas das reacções daqueles que fazem exigências irracionais? E dos que expressam desejos?

Sem comentários: