LISTA DE DIREITOS PARA AMIGOS OU FAMILIARES DO DOENTE COM CANCRO
- O familiar do doente com cancro tem o direito e o dever de satisfazer as suas próprias necessidades. Mesmo receando ser acusado de ser egoísta, deve fazer aquilo que “tiver de fazer” para manter a sua própria “paz de espírito”, pois desse modo poderá melhor atender às necessidades do doente.
- Cada pessoa tem diferentes necessidades...Essas necessidades devem ser satisfeitas. O doente beneficiará também por ter uma pessoa mais descontraída a cuidar de si.
- O familiar poderá ter necessidade de auxílio exterior para cuidar do doente. Mesmo que o doente coloque objecções, o familiar tem o direito de avaliar as suas capacidades e limitações de força e resistência e de obter assistência quando precisar.
- Se o familiar sente que está a fazer tudo o que é razoável ser esperado de alguém que cuida do doente, deve ter consciência clara que deve manter contacto com o resto do mundo.
- Se o doente tentar usar a sua doença como “arma”, o familiar tem o direito de rejeitar essa situação e de fazer apenas o que é razoável esperar de si.
- Se o familiar do doente responder só às necessidades genuínas do momento – às suas e às do doente- o stress associado à doença poderá ser minimizado.
Sem comentários:
Enviar um comentário