quarta-feira, 22 de novembro de 2006

modificação do comportamento - pré-requisitos

Pré-requisitos para a Mudança de Comportamento


1 – CONHECER E COMPREENDER O COMPORTAMENTO ESPERADO (essencial)

a) Pedir para repetir as regras que incluam esse comportamento
b) Múltipla escolha
c) Pedir para parafrasear as regras
d) Nomear colegas que não seguem as regras
e) Seleccionar de imagens aquelas onde os jovens estão a seguir ou a furar as regras.

2 - SABER E COMPREENDER PORQUE SE QUER QUE ELE ACTUE D0 MODO X (desejável)

a) “Porque é importante para ti cumprires a regra X?”
b) Múltipla escolha

3 – VALORIZAR O COMPORTAMENTO X TANTO QUANTO O PROFESSOR E NÃO TER VALORES CONFLITUAIS COM O MESMO

a) Colocar por ordem decrescente de importância uma lista de comportamentos que lhe é fornecida
b) Dar-lhe a ler ou ler-lhe descrições hipotéticas de alunos e pedir para dizer com qual é que se identifica mais
c) As alíneas a) e b) também são respondidas pelo professor no sentido de se verificar se existe congruência com as escolhas do aluno.

4 – TER CONSCIÊNCIA QUANDO EXIBE O COMPORTAMENTO X (ADEQUADO) E Y (DESADEQUADO INCOMPATÍVEL COM X)

a) Imediatamente à ocorrência de X ou Y perguntar-lhe o que fez (atenção nesta fase não pode haver punições e o aluno deve sabê-lo)
b) Pôr o aluno a monitorizar o seu comportamento X e Y e fazer também registo dos mesmos comportamentos.

5 – SER CAPAZ DE CONTROLAR O SEU COMPORTAMENTO

a) Ter condições ambientais, físicas e psicológicas (exemplo: não estar demasiado ansioso)

6 – CONHECER AS CONSEQUÊNCIAS POR ACTUAR DE MODO X E CONSIDERÁ-LAS RECOMPENSADORAS

a) ”O que acontece se tu agires de modo X?”
b) Múltipla escolha
c) Faz uma de uma lista de reforços
d) Selecciona os correctos de uma lista de reforços previamente construída pelo professor.

7 – CONHECER AS CONSEQUÊNCIAS POR AGIR DE MODO Y

(Proceder do mesmo modo que para o item 6)

8 – NÃO CONSIDERAR O COMPORTAMENTO X MAIS AVERSIVO DO QUE O Y E Y NÃO SER CONSIDERARDO MAIS RECOMPENSADOR DO QUE X

a) Dar-lhe lista de comportamentos que inclua o X e o Y e pedir-lhe para colocar por ordem de preferência
b) Indicar quais os colegas com quem se identifica mais e que exibam claramente cada um dos dois tipos de comportamento
c) Escolher de histórias hipotéticas os jovens com quem mais se identifica

9 – SABER COMO COMEÇAR A AGIR DE MODO X

(listar todos os pré-requisitos necessários e avaliar as competências do jovem neles). Ex: “resolução de problemas”, competências sociais, auto-instrução, relaxamento).

10 – NÃO TER CRENÇAS INCOMPATÍVEIS

a) Listar crenças comuns entre os jovens incluindo funcionais e desajustadas e verificar o grau de acordo do aluno com elas
b) Inquirir o aluno sobre o que acha do comportamento X ou usando casos hipotéticos perguntar porque é que ela acha que os personagens agiram deste ou daquele modo.



11 – CONSIDERAR O COMPORTAMENTO X COMO UMA SOLUÇÃO PARA PROBLEMAS

a) Após ouvir ou contar um problema que teve, relacionado com a não exibição do comportamento X, ao gerar alternativas para o solucionar incluir esse comportamento
b) Dizer o que podería fazer em situações hipotéticas que lhe são apresentadas.

12 – SER CAPAZ DE LEMBRAR DE EXIBIR O COMPORTAMENTO X

a) Levá-lo a repetir “ o que sería bom fazeres na situação S?”, ou “agora o que sería bom fazeres?”.


QUESTIONÁRIO
(as suas respostas serão tratadas com confidencialidade)

Nome:

Por favor pense na turma______ e responda consoante o que julga que a maioria dos alunos respondería no seguinte questionário:


1 – Andar na escola é _____________________
2 – Se os colegas não me ligarem é _________________________
3 – Uma pessoa que se deixa gozar é _______________________
4 – Não deixo que façam troça de mim, isso é _____________________
5 - Quando me chateiam, gozam ou batem, devem _____________por isso
6 – Se os professores não gostarem de mim o problema é ____________
7 - É ___________________lutar com os outros se forem eles a começar
8 – É _______________andar aos empurrões
9 – Se eu ficar “bem comportado” na escola, os meus amigos na escola vão ____________________________de mim
10 – Eu sinto que_____________________da escola
11 –Quando me “picam” nas aulas, é melhor_________________ picá-los
12 –Tenho ___________________amigos
13 – Quando penso que há professores que não gostam de mim, eles merecem que eu _____________________________
14 – Se um professor me acusa, mas foi outro colega a fazer “mal”,
eu (acuso-o/não o acuso)______________________ senão esse colega pode _________________
15 – Ninguém _______________de mim
16 – Eu gostava de fazer mais ______________________na escola
17 – É ______________quando eu gosto de alguém que não gosta de mim
18 – Ser punido pelos professores é (melhor ou pior)____________ do que ficar quieto quando “se metem comigo”
19 – Passar um intervalo sozinho é _______________
20 – Vir para a rua sozinho é mesmo ____________
21 – Se eu não brincar com os meus colegas eles _______________ gostar de mim
22 – (não há/há)__________________ coisas piores do que deixar que alguém me goze
23 – Se eu defender quem é gozado_____________


Sublinha as palavras que dizem como te sentes quando te “comportas mal”:

1 - ...e o professor não vê.... (alegre, excitado, mau, bom, com sorte, herói, triste, aliviado, calmo, divertido.........................................)

2 - ...e o professor te ralha ou castiga.... ( magoado, alegre, ofendido, bom, mau, herói, aliviado, injustiçado, excitado, calmo, zangado, nervoso, divertido...............................................)

Sem comentários: