quarta-feira, 22 de novembro de 2006

metacognição

METACOGNIÇÃO

O que é?

Metacognição é a cognição da cognição.

Trata-se de ter consciência dos processos mentais: de como se pensa e aprende, do que se tem maior facilidade e dificuldade em termos cognitivos.

Quando se adquire ?

Desenvolve-se aquando do aparecimento do pensamento formal, sensivelmente a partir dos 11 anos.

Em que actividades se decompõe?

Ao fazer metacognição todos nós estaremos envolvidos em pelo menos algumas das seguintes actividades: planificar, regular a própria actuação, identificar fontes de dificuldade, controlar, prever, rever e auto-avaliar-se.

Como se adquire?

Como se adquire esta capacidade metacognitiva? Naturalmente por experiências vividas, mas também por observação e imitação do modo como outros fazem (modelagem) e ainda por estimulação directa da auto-observação, auto-monitorização e auto-crítica.

Papel dos professores

A Metacognição permite aprender a aprender. Deste modo é tarefa de todos os professores. Assume particular importância na educação de alunos entre 10/11 e 14/15 anos, altura em que há habitualmente um marcado desenvolvimento do funcionamento mental, um aumento de consciência do seu “EU” e a passagem para o período das “operações formais” (Piaget).
Com maior ou menor intenção os professores são “modelos” para os alunos que observam o seu estilo de aprendizagem e as estratégias que empregam, mas podem ir mais além e estimular intencionalmente o desenvolvimento metacognitivo.




A estimulação metacognitiva na sala de aula procurará que o aluno:

- Identifique as várias estratégias aplicáveis em diferentes situações de aprendizagem

- Pratique cada uma das estratégias

- Saiba quando e como aplicá-las
1º. Analise cada tarefa específica
2º. Percorra o seu repertório de estratégias
3º. Seleccione a/s estratégia/s de acordo com a tarefa
elabore um plano
4º. Avalie a eficácia do uso da estratégia escolhida.



Para alcançar estes objectivos sugere-se que se comece por usar materiais simplificados e se vá aumentando progressivamente a semelhança entre as situações de treino e os contextos de generalização e aplicação.

Sem comentários: