quarta-feira, 22 de novembro de 2006

alunos agitados-estratégias

ESTRATÉGIAS PARA USAR EM SALA DE AULA COM ALUNOS MUITO
AGITADOS E DESATENTOS


- procurar fortalecer a relação afectiva entre professor e aluno, com momentos de “conversa pessoal”;
- estruturar e subdividir mais as actividades;
- usar mais o quadro para registo de instruções para as tarefas- instruções simplificadas e repetidas;
- usar fichas com tópicos e intruções para as tarefas;
- supervisionar mais as actividades do aluno durante as aulas (se passa para o caderno...) e nos testes, embora com subtileza;
- conversar com ele sobre os eventuais conflitos em que esteja envolvido, ouvi-lo calmamente e explicar-lhe calmamente o que houver a explicar!
- mostrar-se calmo, quando o repreender.
- combinar antecipadamente e em momentos de crise, ir junto do aluno avisá-lo para sair durante x tempo (para acalmar) e depois voltar;
- usar um código lúdico para sinalizar a gradação do problema. Evitar criticar o aluno em público, ou fazer discursos longos. Ser objectivo e referir-se só ao comportamento, sem juízos sobre a sua personalidade.
- Levar o aluno a auto-avaliar e auto-registar o seu comportamento (chama-se aos dois juntos: auto-monotorização).
- Fazer contratos comportamentais (identificando o comportamento a atingir, sempre pela positiva);
- Dar preferência ao reforço positivo de comportamentos incompatíveis com o disruptivo;
- Estabelecer pequenas metas a alcançar de cada vez;
- Manter contacto com a família e levá-la a usar métodos idênticos;
- Fazer trabalho de equipa com o S.P.O. para cada situação concreta e para obter informação sobre outras estratégias.




A PSICÓLOGA

Sem comentários: