segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

características do bom decisor

· ACTIVO

· AUTÓNOMO

· INTERACTIVO

· REFLEXIVO

· ATENTO ÀS OPORTUNIDADES

· PENSAMENTO “MEIOS-FINS”

· VÊ-SE A SI PRÓPRIO COM CONTROLO SOBRE AS SITUAÇÕES

· TOLERA QUE ESSE CONTROLO NÃO SEJA TOTAL

· ACEITA RISCOS, EMBORA TENDA A DIMINUÍ-LOS

· VÊ CADA DECISÃO IMPORTANTE COMO UM PROCESSO MENTAL DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO ( DESENVOLVE MÉTODOS DE PROCURA, SELECÇÃO, COMPARAÇÃO, CLARIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO)

· TEM OBJECTIVOS

· PREPARA COM ANTECIPAÇÃO AS DECISÕES IMPORTANTES, MAS SÓ AS PÕE EM PRÁTICA SE TAL FÔR NECESSÁRIO OU VANTAJOSO

· É UM ESTRATEGA

o grupo sociológico

SOBRE O GRUPO…


EFEITO DO NÚMERO DE MEMBROS

Entre 5 e 11 - decisões mais precisas
“ 2 e 5 - mais fácil chegar a consenso
“ 4 e 5 - maior satisfação dos membros
“ 2 e 3 - maior ansiedade e visibilidade das responsabilidades
Mais que 11 - maior criatividade, mas mais obstáculos de tipo social
“ que 5 - mais dificuldades em trabalhar, mais tempo.

EFEITOS GERAIS DO TRABALHO EM GRUPO

Competição
Cooperação
Ansiedade
Frustração
Motivação
Facilitação do comportamento
Facilitação da mudança de atitudes
etc.


A COESÃO

É a força que mantém a união no grupo.
É facilitada por interacções amigáveis, cooperação, pela estrutura do grupo (cf. Sociograma)
É favorecida pela ameaça externa e por uma liderança democrática
Forte coesão não se traduz necessariamente em grande produtividade.


CONFORMISMO

É um fenómeno que aparece no grupo e que se traduz pela tendência dos membros concordarem uns com os outros. Resulta da pressão que o grupo exerce sobre os seus elementos.
Quanto maior for a coesão, maior será o conformismo.


LIDERANÇA

É uma influência de um membro sobre os outros, autorizada e reconhecida por estes.
O acto de liderar consiste em planear, dar informação, arbitrar, controlar, recompensar ou punir.
Os objectivos da liderança são: ajudar a atingir os objectivos do grupo (área operatória) e satisfazer as necessidades dos membros, nomeadamente as sociais e afectivas (área das expressões emocionais). Por vezes num grupo há dois líderes, um responsável pelas tarefas (área operatória), outro pelas relações interpessoais (área das expressões emocionais).


ESTILOS DE LIDERANÇA

Existem três estilos básicos: o autoritário, o liberal e o democrático.

Quando o líder é autoritário não dá liberdade aos membros para discutirem sobre as tarefas ou as regras. Os procedimentos são estabelecidos à medida que o trabalho vai decorrendo, tornando incertas ou desconhecidas as futuras actividades. O líder mantém-se distante, aparte do grupo. Elogia ou critica os subordinados de maneira estritamente pessoal.

No estilo liberal, pelo contrário, é o grupo que toma quase todas as decisões sem intervenção do líder. Há grande liberdade. O líder apenas dá algumas informações. Nada comenta acerca das actividades do grupo.

Se a liderança é democrática então todo o procedimento é discutido em grupo, sobre orientação do líder. Os objectivos e as tarefas são discutidos de antemão dentro do grupo. O líder apresenta alternativas de acção e o grupo escolhe as melhores. As críticas e os elogios feitos pelo líder são objectivos e impessoais, baseando-se nos factos.


EFEITOS DOS ESTILOS DE LIDERANÇA

O estilo autoritário aumenta a tensão, a frustração, a agressividade ou a submissão. Não favorece a iniciativa dos elementos do grupo. A produtividade é grande.

Quando o estilo é liberal gera-se muita confusão, barulho e acaso. A produção é baixa, tal como a qualidade do trabalho. Dificuldades dos elementos em se organizarem. Pode surgir agressividade e é frequente a insatisfação dos membros.

Sob o estilo democrático surgem amizades e relacionamentos cordeais, desenvolve-se o sentido de responsabilidade e a integração do grupo. O ritmo do trabalho é suave e seguro, sem alteração se o líder temporariamente se ausentar. A produtividade tende a ser mais baixa do que sob a liderança autoritária, mas a qualidade aumenta. Verifica-se satisfação dos membros e crescimento pessoal.

carta de candidatura

MODELO DE UMA CARTA DE CANDIDATURA




Ana Cristina Matos Rodrigues (este bloco de texto é chegado à esquerda)
Rua da Fonte, 37
4900 Viana do Castelo
Tel. 258 427 032


Exmo. Sr. (este bloco de texto é chegado à direita)
Director dos Recursos Humanos
da Sociedade Correctora Portuense
Rua de São João, 103
4000 PORTO



Em resposta ao vosso anúncio, publicado no jornal “Matutino” do dia 18 de Março de 2001, com a referência nº. 145, anunciando uma vaga de Secretária de Direcção, venho apresentar a minha candidatura a esse lugar.

Tenho 25 anos e terminei há um ano a licenciatura em “Secretariado de Direcção”. Presentemente estou a estagiar numa empresa de auditoria financeira, o que me tem permitido adquirir uma experiência profissional apreciável. Sou uma pessoa responsável e organizada, capaz de trabalhar em grupo ou individualmente. Nas actividades onde tenho ocupado o meu tempo, dei provas de flexibilidade e iniciativa.
Estou disponível para uma entrevista e agradeço o interesse que a minha candidatura lhe possa merecer.

Na expectativa de ser brevemente contactada, apresento os meus melhores cumprimentos.


Viana do Castelo, 26 de Março de 2001
(assinatura)

Transição para a vida activa- conceitos

LISTA DE CONCEITOS




TRABALHO – qualquer actividade estruturada e produtiva que ocupa significativamente uma pessoa.

EMPREGO – pressupõe um contrato com uma entidade (empresa, estado), uma remuneração e determinadas regalias previstas ne lei.

PROFISSÃO – categoria à qual se acede por formação ou experiência reconhecida.

FUNÇÃO – designação geral da ctividade desempenhada quando se está empregado.

FUNÇÕES – maior especificação das actividades desempenhadas quando se está empregado.

TAREFAS – grande especificação das actividades desempenhadas quando se está empregado.

POSTO DE TRABALHO - lugar ocupado pelo trabalhador empregado.

DESEMPREGO TECNOLÓGICO – devido ao défice de formação dos trabalhadores.

DESEMPREGO FRICCIONAL – desnível entre as qualificações disponíveis e as procuradas.

DESEMPREGO CONJUNTURAL – devido a factores temporários (ex. períodos de recessão económica).

DESEMPREGO ESTRUTURAL – devido ao modelo económico (ex. liberalismo económico).

distorções cognitivas

CHECKLIST DAS DISTORÇÕES COGNITIVAS



· Pensamento tudo-ou-nada -Vê as coisas em categorias absolutas do tipo “branco ou preto”.

· Sobregeneralização - Vê um acontecimento negativo como um padrão repetitivo.

· Filtro mental - Fixa-se nas coisas negativas e ignora as positivas.

· Desvalorizar os positivos - Insiste que os seus sucessos e qualidades “não contam”.

· Saltar para conclusões - (A) Leitura da mente - presume que os outros estão a reagir negativamente em relação a si quando não tem provas suficientes para concluir isso;
(B) Adivinhar a sorte - arbitrariamente “prediz” que as coisa vão ficar más.

· Magnificação ou minimização - Colocar as coisas fora das suas reais proporções.

· Pensamento emocional - Pensa segundo o modo como se sente: “sinto-me como um/a idiota, portanto devo ser um/a”,ou “não me sinto bem a fazer isto, portanto vou deixar de o fazer”.

· Afirmações de dever - Critica outras pessoas ou você próprio com “devia”, “ não devia,“tem que”, etc.

· Rotular - Identifica-se com os seus desempenhos pontuais. Em vez de dizer “errei” diz para si próprio “sou um estúpido”, “um fracassado”.

· Personalização e culpa - Culpa-se por algo que não era da sua total responsabilidade, ou culpa outras pessoas; Sobrevaloriza o modo como as suas atitudes e comportamento podem ter contribuído para o problema.

relaxamento

Objectivo:

Aprender uma técnica de relaxamento : RELAXAMENTO PROGRESSIVO DE JACKOBSON


Introdução

Há várias técnicas de relaxamento e todas são eficazes;
Todas têm em comum:

-local tranquilo com poucos estímulos
-olhos fechados
-actividade muscular reduzida
-actividade do sistema nervoso reduzida (estado passivo e de abandono do corpo)
-respiração regular e profunda (abdominal)
-focar a atenção dentro de si (no corpo ou num pensamento escolhido)


Utilidade


-diminui a frequência respiratória
-diminui a frequência cardíaca
-diminui a tensão muscular
-aumenta a capacidade imunitária
-modifica as ondas cerebrais para uma actividade mais produtiva
-diminui a adrenalina
-é portanto útil directamente nas situações de ansiedade excessiva e nas suas consequências a prazo: sintomas somáticos, sensação de tensão nervosa, doenças relacionadas com o stress. Melhora a actividade cognitiva em situações críticas de ansiedade.


Como fazer


QUANDO (por completar)
ONDE (por completar)
POSIÇÃO DO CORPO (por completar)
CONFORTO (por completar)
CONTROLO DA PULSAÇÃO (por completar)


Imagens de Paz


-revisualização de um acontecimento que no passado induziu na pessoa uma sensação de bem-estar
-deve ter VIVACIDADE (activação de todos os orgãos dos sentidos)
-deve ter CONTROLABILIDADE (tempo que se mantém a imagem na mente)


Procedimento

-Relaxamento progressivo (por completar)
-Revisão
-Introdução no pensamento da imagem de paz
-Finalização lenta e retoma do tónus muscular


nota


-repetir mentalmente para si as frases do orientador do relaxamento
-dar-lhes um tom de calmas sugestões e não de ordens
-o principal a aprender é constatar as diferenças entre estar contraído e relaxado.