segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

o grupo sociológico

SOBRE O GRUPO…


EFEITO DO NÚMERO DE MEMBROS

Entre 5 e 11 - decisões mais precisas
“ 2 e 5 - mais fácil chegar a consenso
“ 4 e 5 - maior satisfação dos membros
“ 2 e 3 - maior ansiedade e visibilidade das responsabilidades
Mais que 11 - maior criatividade, mas mais obstáculos de tipo social
“ que 5 - mais dificuldades em trabalhar, mais tempo.

EFEITOS GERAIS DO TRABALHO EM GRUPO

Competição
Cooperação
Ansiedade
Frustração
Motivação
Facilitação do comportamento
Facilitação da mudança de atitudes
etc.


A COESÃO

É a força que mantém a união no grupo.
É facilitada por interacções amigáveis, cooperação, pela estrutura do grupo (cf. Sociograma)
É favorecida pela ameaça externa e por uma liderança democrática
Forte coesão não se traduz necessariamente em grande produtividade.


CONFORMISMO

É um fenómeno que aparece no grupo e que se traduz pela tendência dos membros concordarem uns com os outros. Resulta da pressão que o grupo exerce sobre os seus elementos.
Quanto maior for a coesão, maior será o conformismo.


LIDERANÇA

É uma influência de um membro sobre os outros, autorizada e reconhecida por estes.
O acto de liderar consiste em planear, dar informação, arbitrar, controlar, recompensar ou punir.
Os objectivos da liderança são: ajudar a atingir os objectivos do grupo (área operatória) e satisfazer as necessidades dos membros, nomeadamente as sociais e afectivas (área das expressões emocionais). Por vezes num grupo há dois líderes, um responsável pelas tarefas (área operatória), outro pelas relações interpessoais (área das expressões emocionais).


ESTILOS DE LIDERANÇA

Existem três estilos básicos: o autoritário, o liberal e o democrático.

Quando o líder é autoritário não dá liberdade aos membros para discutirem sobre as tarefas ou as regras. Os procedimentos são estabelecidos à medida que o trabalho vai decorrendo, tornando incertas ou desconhecidas as futuras actividades. O líder mantém-se distante, aparte do grupo. Elogia ou critica os subordinados de maneira estritamente pessoal.

No estilo liberal, pelo contrário, é o grupo que toma quase todas as decisões sem intervenção do líder. Há grande liberdade. O líder apenas dá algumas informações. Nada comenta acerca das actividades do grupo.

Se a liderança é democrática então todo o procedimento é discutido em grupo, sobre orientação do líder. Os objectivos e as tarefas são discutidos de antemão dentro do grupo. O líder apresenta alternativas de acção e o grupo escolhe as melhores. As críticas e os elogios feitos pelo líder são objectivos e impessoais, baseando-se nos factos.


EFEITOS DOS ESTILOS DE LIDERANÇA

O estilo autoritário aumenta a tensão, a frustração, a agressividade ou a submissão. Não favorece a iniciativa dos elementos do grupo. A produtividade é grande.

Quando o estilo é liberal gera-se muita confusão, barulho e acaso. A produção é baixa, tal como a qualidade do trabalho. Dificuldades dos elementos em se organizarem. Pode surgir agressividade e é frequente a insatisfação dos membros.

Sob o estilo democrático surgem amizades e relacionamentos cordeais, desenvolve-se o sentido de responsabilidade e a integração do grupo. O ritmo do trabalho é suave e seguro, sem alteração se o líder temporariamente se ausentar. A produtividade tende a ser mais baixa do que sob a liderança autoritária, mas a qualidade aumenta. Verifica-se satisfação dos membros e crescimento pessoal.

Sem comentários: