segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

procrastinar

É deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, o que se deve fazer hoje, o que é imprescindível que se faça hoje!
De todas as ameaças ao sucesso esta é a mais perturbadora e desconcertante.Os truques são vários.

Três casos

“O estudo será feito logo, em casa; não posso estudar quando chego a casa porque preciso de descansar de um dia inteiro de escola, longo e cansativo; à noite não dá para estudar porque os meus pais têm a TV ligada e o meu irmão está a ouvir música;…mas no fim-de-semana agarro-me, mas se não for neste, será no próximo!”

“Não posso fazer este relatório até ter lido todos os livros da biblioteca, e ainda não fui à biblioteca porque perdi uma aula no início do período onde se explicava como se arranjava o cartão”

“Como o professor não gosta de mim vou chumbar de qualquer maneira, quer estude ou não”

A procrastinação deve-se a conflitos internos, por vezes entre ser-se perfeccionista e gostar de gozar o tempo livre. É uma resistência passiva, armadilhada, à eficácia pessoal. Tem sempre um benefício secundário a curto prazo, que bloqueia o alcance de metas de vida importantes para o indivíduo. Gera quase sempre ansiedade, desilusão consigo mesmo e diminui a credibilidade face aos outros.
Acabar com a procrastinação implica clarificar objectivos e tomar decisões sobre o que realmente se quer ou não fazer e tomar consciência das respectivas consequências.

Sem comentários: