segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

etapas para uma comunicação eficaz

· Qual é o meu objectivo prioritário?

· O que espero exactamente do destinatário da minha mensagem?

· Como poderei saber se atingi o meu objectivo?

· Quem é o meu interlocutor?
( disponibilidade, vontade, competência, experiência, recursos,etc.)

· Quais os meios que possuo?
* Os meios que domino melhor
* Os mais adaptados ao interlocutor
* Equilíbrio entre custos e benefícios
* Como posso adequar os meios ao meu interlocutor

· Como despertar o interesse do interlocutor
* Como posso mostrar-lhe o meu respeito e auscultar a sua disponibilidade e interesse?
* Como vou explicar-lhe o motivo da abordagem e o que espero dele?

· Transmitir a mensagem adaptando-a ao interlocutor (linguagem verbal e não verbal)

· Dar e pedir feed-back de modo objectivo e específico:
* Correctivo
* Informacional
* Reforçador

Sem comentários: