segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

OEP- as funções dos engenheiros

Segundo o dicionário o Engenheiro é:

“Uma pessoa que adquiriu uma formação superior e se especializou na colocação em prática de certas aplicações da ciência. Os seus conhecimentos tornam-no apto a participar em investigações, a ocupar funções científicas ou técnicas activas, com vista a criar, organizar, dirigir os trabalhos que daí decorrem e ter um papel na chefia ou na assessoria técnico-científica.”


O PAPEL DO ENGENHEIRO NA CRIAÇÃO E CONCEPÇÃO -I & D

· O engenheiro concebe ou cria bens tangíveis utilizando a sua competência técnica e científica.
· Trata-se da criação e concepção de novas ideias, novos meios ou métodos, novos bens materiais.
· A criação e concepção desencadeia um processo em quatro fases:

I -Investigação
II - Estudo
III - Fabricação
IV - Comercialização



************


I - Investigação


Realizada em laboratórios, raramente consiste na procura de leis gerais da Física, da Química, da Electricidade, etc. (investigação fundamental). É muito mais frequente que se trate de investigação aplicada, orientada para o melhoramento de determinado produto.


II - Estudo


É nos “Gabinetes de Estudos” ou nos “Gabinetes de Estudos e Desenvolvimento” que se dão os últimos passos da investigação aplicada. São desencadeadas experiências e ensaios até se chegar ao produto industrial definitivo. Um dos últimos passos é a elaboração do protótipo.



III - Fabricação/Produção


Fase da realização definitiva do produto que será comercializado. A fabricação tem as seguintes fases:
· Definição de métodos e meios de fabricação
· Produção
· Controlo de qualidade
· Manutenção do material de produção


Para se chegar a uma produção de qualidade, o engenheiro põe em prática não só as suas competências técnicas, como as suas capacidades de coordenar e dirigir pessoal



IV - Comercialização

Não basta criar, inventar, fabricar o melhor e o mais barato possível. É também necessário que o produto corresponda às necessidades do cliente.
No caso dos produtos industriais é necessário que a competência técnica do engenheiro seja elevada, pois mesmo que o produto se dirija ao grande consumo, passa primeiro por uma clientela intermediária que é versada tecnicamente.
O engenheiro comercial deve conhecer e compreender todas as possibilidades de utilização do produto, assim como ser capaz de prever adaptações eventuais em função de problemas particulares colocados pelos clientes.



O PAPEL DO ENGENHEIRO NA ORGANIZAÇÃO E NA DIRECÇÃO


A criação de bens industriais atinge uma elevada complexidade e requer a intervenção de numerosos trabalhadores, muitas vezes com funções altamente específicas. Esta complexidade exige uma grande coordenação das actividades, controlo dos desempenhos, etc.

As empresas têm de recorrer a especialistas aptos a observar como é que os objectivos estão ou não a ser alcançados, estabelecer diagnósticos das situações, prescrever soluções e propô-las aos “decisores”.
As funções de organização e de gestão são confiadas a Engenheiros de Produção que intervêm no domínio dos instrumentos/aparelhagem utilizada e na articulação das diversas funções profissionais entre si, com vista a melhorar as condições de execução.



DISTRIBUIÇÃO DOS ENGENHEIROS PELAS DIVERSAS FUNÇÕES


Segundo a empresa, a sua organização, a sua dimensão, entre outros factores, assim a repartição dos engenheiros pelas diversas funções.
Em pequenas e médias empresas verificam-se agrupamentos de várias funções sobe a direcção de um mesmo engenheiro. Muitas vezes as empresas não têm um serviço de investigação próprio. As empresas de serviços recrutam engenheiros para funções bem definidas.

Em empresas de grande dimensão não é raro encontrar engenheiros em lugares de Directores de Marketing ou Directores Financeiros, que graças às funções exercidas ao longo da sua carreira adquirem conhecimentos e competências necessárias as estas funções.

Sem comentários: