medida i) do D.L.319/91 de 23 de Agosto- currículo escolar próprio
Um programa educativo (PE) serve para orientar os intervenientes no processo educativo, facilitar a integração máxima do aluno em causa, assim como aumentar o seu sucesso escolar.
O currículo escolar próprio tem por base os currículos regulares, mas contém adaptações que consistem em:
- eliminação de alguns itens de algumas disciplinas;
- reforço de determinados itens ou de determinadas disciplinas;
- introdução de itens diferentes em certas disciplinas;
- modificação do tempo previsto para as aprendizagens.
Dito de outro modo, as adaptações curriculares poderão ser relativas a:
- objectivos/competências: selecção; sequência e prioridade;
- conteúdos: selecção; sequência e prioridade;
- temporização;
- avaliação: critérios e procedimentos;
- metodologia: actividades; organização e recursos.
A elaboração de um PE começa pela:
- determinação do que o aluno é capaz de fazer relativamente ao currículo;
- caracterização global do aluno: atitudes, interesses, relacionamento social, etc.
Um aluno com PE - currículo próprio partilha com a turma actividades, mas por vezes estará a usar recursos diferentes, ou a ter um reforço pedagógico prévio, posterior, ou simultâneo às actividades da turma.
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