Sugestões para usar com alunos com necessidades educativas especiais e com outros alunos
MATERIAIS - Diagnóstico
-Identificação de problemas ao nível dos materiais impressos e não impressos
-O aluno não tem competências necessárias para lidar com o material
-A complexidade do material excede o nível de compreensão do aluno
-A complexidade linguística do material , como o vocabulário e a sintaxe, fazem com que o aluno não aceda ao seu significado
-A quantidade de informação é excessiva, sobrecarregando o aluno
-O formato e design dos materiais (gráficos, organização, clarificação, utilização de exemplos), dificultam a compreensão
MATERIAIS IMPRESSOS -adaptações
-Substituição dos textos por outros alternativos
-Utilização de técnicas de desenvolvimento de textos que incluam estratégias para aumentar a compreensão e reter a informação por mais tempo
exemplos:
-Gravar em áudio o material de texto
- Ler os materiais de texto em voz alta
-Trabalhar os materiais de texto em tutoria de pares
-Trabalhar com os alunos individualmente ou em pequenos grupos
-Fazer uma abordagem adaptando o nível de compreensão requerido pelo material ao nível de compreensão do aluno
-Desenvolver versões reduzidas dos textos para os adaptar ao nível de leitura dos alunos
-Simplificar os materiais existentes (vocabulário, expressões)
SUGESTÕES COM O OBJECTIVO DE MELHORAR A COMPREENSÃO DO MATERIAL DE TEXTO
-Explicar ao aluno os objectivos da leitura que lhe foi solicitada
-Ler previamente o texto
-Ensinar o aluno a usar aspectos do formato do texto como cabeçalhos, sublinhados, ajudas visuais(fig., etc.), notas introdutórias e o sumário do texto
-Utilizar um guião de estudo(conduzir o aluno através da leitura, levando-o a responder a questões relacionadas com as passagens do texto)
-Utilizar organizadores gráficos(ex. esquemas)
-Modificar o conteúdo das fichas de leitura ou diminuir o ritmo de leitura das mesmas
-Sublinhar os textos anteriormente para que o aluno saiba quais os pontos importantes
-Ensinar estratégias de automonitorização para ajudar o aluno a perceber e a questionar o que está a ler
-Adaptar as actividades referidas nos textos, reorganizando-as ou substituindo-as
SUGESTÕES PARA AJUDAR O ALUNO A RETER AQUILO QUE LEU
-Utilizar ajudas gráficas depois da leitura
-Sumariar, escrever alguns pontos importantes do texto, etc.
-Sugerir formas de preparação para os testes, tendo em conta os textos a usar
-Estimular a discussão dos conteúdos
ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM- adaptações
CUIDADOS A TER
-Localização do aluno na sala de aula (benéfico ficar na fila da frente)
-Ao apresentar nova informação ter cuidado com: estrutura, redundância, ritmo, envolvimento e entusiasmo ...
-Utilizar experiências multi-sensoriais
-Fazer adaptações nas tarefas de leitura quando necessário (ver quadros anteriores)
-Programar a aula de modo a haver mais intervalos ( ou mudanças de ritmo, de actividade etc.)
-Organizar as tarefas de modo a usar diversos métodos de ensino
-Providenciar maior número de explicações para os alunos com N.E.E., realçando os pontos importantes
-Usar tecnologias de apoio, tais como gravadores áudio, vídeo, computador.
ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR A ESCUTA ACTIVA
-Os aspectos relevantes dos conteúdos devem ser apresentados através de repetições, ênfase vocal e indicação de pistas
-A informação deve ter significado, ser organizada de modo lógico
-A informação deve ser dada através de pequenas unidades
-Deve ser pedido “feedback” ao aluno
-As apresentações orais deverão ser acompanhadas por ajudas visuais
-O aluno deve ser lembrado que deve reflectir antes de dar uma resposta
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