terça-feira, 12 de dezembro de 2006

estilos de comunicação e sexualidade-sessões

INTRODUÇÃO



Segundo Nuno Nodin, os jovens adultos (18-25 anos), constituem uma faixa da população bastante negligenciada nas intervenções para a educação sexual e simultaneamente com significativa necessidade das mesmas, atendendo às peculiaridades do processo de transição para a vida adulta, fase plena de ambiguidade, de factores de stress e de risco. Vejam-se as taxas de incidência de aparecimento de problemas psicopatológicos e da toxicodependência.

Enquanto psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação, trabalho com jovens nesta faixa etária numa escola profissional pública e vou considerá-los a população-alvo para a planificação de sessões de educação sexual.

Fala-se frequentemente que é necessário ir para além do dar informação em educação sexual- da necessidade de se desenvolverem competências, e de se abordarem os afectos. Assim, a minha planificação insere-se no desenvolvimento de competências generalizáveis também à relação afectivo-sexual: a comunicação assertiva.

Ser assertivo é importante para manter uma auto-estima positiva, usufruir dos próprios direitos e respeitar os dos outros e insere-se numa postura positiva face a si e aos outros num “ganho eu, ganhas tu”. A assertividade inclui não só a auto-afirmação, como a expressão de sentimentos “positivos” e “negativos”. Por estas razões deverá constituir tema da educação sexual nas escolas.


SESSÕES

nota: o número de sessões fica ao critério de quem implementar este pequeno programa.



OBJECTIVOS


Conhecer e diferenciar os três estilos de comunicação: assertivo, passivo e agressivo


Reconhecer sinais verbais e não-verbais de cada estilo de comunicação


Reflectir sobre as consequências do uso de cada estilo


Tomar consciência do grau de facilidade/dificuldade em exibir uma comunicação assertiva em função dos interlocutores


Saber usar um estilo assertivo de comunicação


Aplicar os conhecimentos sobre assertividade a situações afectivas e sexuais


Auto-avaliação das aprendizagens sobre assertividade


ACTIVIDADES/ESTRATÉGIAS

Visionamento de vídeo com pequenos diálogos ilutrativos de cada estilo

Apresentação da definição de cada estilo

Revisionando os vídeos, fazer listagem dos sinais

Debate sobre as consequências do uso de cada estilo, para o próprio, para o outro e para a relação ( enfatizar a atitude de ganhar- ganhar subjacente à assertividade)

Preenchimento individual de ficha de auto-avaliação e posterior debate com participação voluntária

Dadas algumas situações, imaginar um diálogo, dramatizá-lo e gravá-lo para autoscopia

Análise em grupo dos pontos mais e dos que é preciso melhorar

Identificar situações críticas nos relacionamentos: nas suas componentes afectivas e sexuais

Em grupo escrever diálogos assertivos para algumas das situações sugeridas anteriormente e dramatizá-las

Reflexão em grupo sobre as aprendizagens feitas

Resposta a questionário para avaliação dos progressos pessoais percebidos.



RECURSOS


Vídeo - sobre os estilos comunicativos

Acetato com a definição dos estilos de comunicação

Ficha com situações descritas; câmara vídeo

Ficha de auto-avaliação dos estilos de comunicação

Quadro da sala

Questionário elaborado para avaliação dos progressos pessoais percebidos

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