quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

drogas, jovens, Lisboa

Texto parcial retirado da internet a 15/12/06


CONTEXTO: PROJECTO AVENTURA SOCIAL
Título:Quem afinal experimenta drogas em Lisboa?
Autores: Margarida Gaspar de Matos e Susana Fonseca Carvalhosa
Equipa do Aventura Social e Saúde, Junho 2001

Nota: Estudo realizado no âmbito do protocolo entre a Faculdade de Motricidade Humana e o Gabinete de Prevenção da Toxicodependência da Câmara Municipal de Lisboa.

"Resumo

Mas afinal, de acordo com um estudo realizado pelo projecto Aventura Social e Saúde, da Faculdade deMotricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, qual é o perfil dos adolescentes da cidade deLisboa que referem já ter experimentado drogas ilícitas?
De acordo com estes dados as raparigas experimentam menos. À medida que a idade avança (dos 11 para os 16 anos) aumenta a percentagem de jovens que já experimentaram.
Os resultados sugerem que no geral, os jovens que referem já ter experimentado apresentam um perfil deafastamento em relação à casa, à família e à escola, aparecendo com mais frequência um grupo de amigos com quem se dão fora da escola e depois da escola. Estes jovens apresentam com mais frequência outrosconsumos (tabaco e álcool) e referem mais frequentemente ter estado envolvidos em actos de provocaçãona escola. Estes resultados são confirmados num estudo mais vasto a nível nacional (Matos, Simões,Carvalhosa, Reis e Canha, 2000).
O perfil aparece assim esboçado, mas um perfil não serve apenas para nos preocuparmos, serve sim como pista para todos juntos nos inquirmos sobre a viabilidade e relevância de estilos de vida alternativos."

Sem comentários: