quinta-feira, 30 de novembro de 2006

lidar com dores de cabeça -programação neurolinguística

Toma um tempo para entrares “em contacto” com a dor de cabeça. Repara em como te sentes.

Finge que tens um bocado de plasticina entre as tuas mãos, a qual pode ser de qualquer cor que tu queiras. Esta plasticina vai ser uma representação externa da tua dor de cabeça no exercício que te vamos sugerir de seguida.

Imagina a plasticina de uma cor que se relacione e represente a tua dor de cabeça, como se ela estivesse fora de ti próprio/a. Ela pode ser toda de uma cor, uma mistura de cores ou pode estar constantemente a mudar de cor. Apercebe-te de quando se tornar brilhante.

Dá à plasticina um tamanho e forma apropriado, incluindo formas estranhas, inchaços, espigas, buracos, etc. Repara caso ela comece a pulsar, ou a mudar de forma à medida que o tempo vai passando. Será curioso se ela também mudar a sua localização, ou talvez mesmo o seu tamanho....

Repara se ficar quente ou fria, húmida ou seca, áspera ou suave.

Repara em quaiquer sons que ela faça – de onde vêm os sons? São graves ou agudos e qual o seu volume? Deves também estar atento a mudanças de volume ou de intensidade à medida que o tempo vai passando.

Gradualmente começa a suavizar a cor e o brilho e começa a arredondar algumas saliências e bicos, começa a diminuir o peso desses bicos e saliências. E agora começa a tornar mais lento qualquer movimento até ficar parada e começa a diminuir a frequência da pulsação até que não mude mais de forma ou de tamanho.

Muda a textura até ser mais suave e calmante.

Permite ao som que fique mais baixinho, abafado e menos penetrante enquanto vai ficando concentrado no plasticina que tens entre as mãos.

Continua a contraí-la até que fique tão pequena que possas segurá-la entre o polegar e o indicador e depois aperta os dedos e fá-la saltar fora e fica a vê-la sumir-se no horizonte....

Sem comentários: