terça-feira, 19 de dezembro de 2006

como se faz uma entrevista?

O que é uma entrevista?

Uma entrevista é uma conversa em que uma pessoa pergunta e a outra responde.

A quem pergunta chama-se o entrevistador e a quem responde chama-se o entrevistado.

O que se pergunta?

O entrevistador pede informações e opiniões ao entrevistado sobre um assunto escolhido.

Quem escolhe o assunto é o entrevistador, mas este deve perguntar ao entrevistado se aceita dar informações e opiniões sobre esse mesmo assunto antes da entrevista começar.

O entrevistador deve evitar dar as suas opiniões sobre o assunto.

Se queres fazer uma entrevista então deves dar os seguintes passos:

- Decidires que informações queres recolher com a entrevista.

- Escolheres alguém que te possa dar estas informações através de uma entrevista.

- Pensares e escreveres as perguntas ou os assuntos a questionar.Se quiseres respostas mais completas do que o “sim” “não”e “talvez”, deves fazer perguntas abertas. As perguntas abertas são aquelas às quais não se pode responder com estas poucas palavras. Compara as respostas que dás às perguntas que agora te faço: gostas de andar na escola? Do que é que gostas na escola? A primeira é uma pergunta fechada, a segunda é uma pergunta aberta. As perguntas devem ser muito simples e pequenas para não criarem confusão.

- Treinares a entrevista usando um gravador ou ensaiando com um amigo ou colega (ou outra pessoa).

- Contactares com o entrevistado e dares-lhe um ideia rápida de quem és e do que pretendes falar com ele. Marca o local e a hora da entrevista.

- Sempre que possível deves chegar ao local da entrevista mais cedo do que o combinado e preparares as cadeiras, a mesa (se a houver), levar as perguntas escritas, folhas em branco, caneta e gravador (opcional).

- Apresentares-te ao entrevistado e explicares o objectivo da entrevista. Pedires-lhe licença para escrever ou gravar as suas respostas.

- Fazeres as perguntas uma de cada vez, ouvires atentamente a resposta e assim que conseguires toma nota por escrito. Poderás optar pelo uso do gravador.

- Se a resposta te parecer complicada, verifica se a compreendeste perguntando por exemplo: eu percebi que a sua opinião era ...blá blá blá. Era isto que me queria dizer?

No fim agradece e despede-te.




ATENÇÃO

Como em qualquer conversa o nosso corpo também “fala”. Assim deves ter uma expressão simpática, interessada e atenta. Conseguirás fazer estas expressões se realmente te sentires nessa altura simpático, interessado e atento.






BOM TRABALHO!

4 comentários:

willderson geraldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
willderson geraldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
willderson geraldo disse...

Falando em entrevistas esses passos citados no texo "como se faz uma uma entrevista" deixa claro que não deve-se escolher um tema por escolher.Deve-se escolher um tema por entender do assunto, que este deve ser bem entendido para que o entrevistador contenha mais informações e não ponha muita dificuldades nas perguntas para o entrevistador.

Agradeço pela dica e tenho certeza que será bem utilizada.

Unknown disse...

como e os dados