Análise Funcional do comportamento
Definir comportamentos
Aprender a registar comportamentos.
a) Que parâmetros registar: frequência, intensidade, duração
b) Registo contínuo/Registo por intervalos
Estabelecer linha base
Técnicas para Aumentar a Frequência de Comportamentos: Reforço Positivo
Selecção de Reforços
1) Identificar reforços eficazes para aquele indivíduo.
2) Utilizar diferentes reforços.
3) Usar sempre que possível reforços generalizados. Passar da utilização de reforços
materiais para reforços sociais e naturais do meio ambiente do indivíduo.
4) Assegurar-se do controlo das fontes de reforço e que não existam contingências
competidoras.
Aplicação dos Reforços
1) Cada vez que se aplica um reforço deve-se clarificar o comportamento e a relação entre o comportamento e o reforço aplicado (facilita a discriminação).
2) Aplicar os reforços de forma imediata e contingente, para posteriormente ir aumentando o lapso de tempo entre o comportamento e o reforço.
3) Reforçar a conduta frequentemente (programa contínuo) até chegar a uma frequência ideal, para depois passar a um programa intermitente.
4) No caso de um comportamento complicado, dividi-lo em passos e reforçar a criança a cada passo conseguido. No início, reforçar aproximações ao comportamento desejado.
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